Questão 1 – Uma questão em
planejamento urbano que causa grande polêmica é se as cidades deveriam crescer
mais compactas ou esparramadas, verticalizadas ou horizontalizadas.
Avalie as afirmações abaixo e assinale
a correta.
A. Se no modelo de
cidade compacta os percursos são menores, a densidade de tráfego tende a ser
menor, diminuindo os fatores de emissões de gases dos veículos (g/km).
B. Se no modelo de
cidade compacta os percursos são menores, melhoram as condições de dispersão
atmosférica e diminui a intensidade da ilha de calor.
C. Se no modelo de
cidade esparramada os percursos são maiores, o trânsito é menos livre,
aumentando os fatores de emissões.
D. As cidades esparramadas têm como resultado o
aumento da infraestrutura viária, da necessidade do uso de veículos
particulares para os deslocamentos e maior gasto para o transporte coletivo
público.
E. Nas cidades
esparramadas os congestionamentos são maiores, a densidade de tráfego tende a
ser maior e com ela os fatores de emissões (g/km).
Questão 2 – “O rápido crescimento populacional sempre foi acompanhado pelo
desempenho econômico das atividades comerciais e industriais assim como a
modificação do uso e ocupação do solo. O resultado disso é a extrapolação dos
potenciais de urbanização que reflete na degradação ambiental e alterações
climáticas na área urbana, devido ao aumento da permeabilização do solo,
redução da vegetação natural juntamente com elevado índice construtivo, cuja
solução constitui uma das maiores preocupações da atualidade sob a perspectiva
de um desenvolvimento sustentável.”
(Mônica Kofler Freitas. O Padrão de Ocupação das Cidades e a
Qualidade Ambiental. Obtido em:
http://noticias.ambientebrasil.com.br/artigos/2006/10/18/27270-o-padrao-de-ocupacao-das-cidades-e-a-qualidade-ambiental.html)
Avalie as afirmações sobre planejamento
urbano a seguir e estabeleça a relação entre elas.
I. O modelo de cidade compacta é um
exemplo de distribuição espacial com maior densidade populacional
PORQUE
II. O modelo de cidade compacta induz a verticalização e possibilita
percursos mais curtos.
A respeito das asserções acima, assinale a opção correta.
A.
As asserções I e II são
proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta de I.
B.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é
uma justificativa correta.
C.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E.
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 3 – “O que é o
espaço urbano? Como ele é produzido? Quem o produz? Essas são questões
essenciais que precisamos estudar para compreendermos a cidade e o urbano.
Segundo Corrêa (2004), o espaço de uma cidade capitalista constitui-se no
conjunto de diferentes usos da terra urbana. Este complexo conjunto de usos da
terra urbana é o que os geógrafos e urbanistas denominam de a organização espacial
da cidade ou, simplesmente, o espaço urbano.”
(Regina Celly
Nogueira da Silva e Celênia de Souto Macêdo. A produção do espaço urbano. Universidade
Federal do Rio Grande do Norte/Universidade Estadual da Paraíba.)
Avalie as questões sobre o
espaço urbano a seguir e assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações
corretas.
I. São os deslocamentos que
irão definir as áreas no interior do espaço urbano, como o centro da cidade, as
áreas industriais, o local de concentração de atividades comerciais, os bairros
residenciais.
II. As áreas distintas em
termos de forma e conteúdo social mantêm relações espaciais entre si através
dos usos que as pessoas fazem do espaço urbano.
III. As relações espaciais
urbanas se manifestam, na prática, através dos deslocamentos que as pessoas
realizam cotidianamente no interior da cidade.
IV. O espaço urbano é
resultado das relações sociais que se estabelecem na sociedade capitalista, um
reflexo social, profundamente desigual.
São corretas as afirmativas:
A. I e II B.
II e III .C. I e III
D. III e
IV E. II
e IV
Questão 4 – “O crescimento acelerado das cidades,
principalmente de meados do século passado para os dias de hoje, trouxe
inúmeros efeitos negativos para seus moradores, acarretando, entre outras
coisas, a perda da qualidade de vida nas grandes metrópoles. Para tentar
diminuir esses problemas, é cada vez mais importante a criação de cidades
planejadas que sigam um modelo estratégico detalhado, com vistas a minimizar os
problemas comuns de um processo de urbanização desordenado e assegurar seu
funcionamento de modo harmonioso e sustentável.”
(ACR
Arquitetura. Planejamento Urbano e sua
importância no desenvolvimento de cidades sustentáveis. Obtido em:
http://www.acr.arq.br/blog/importancia-planejamento-urbano)
Analise as afirmações abaixo e assinale a opção que apresenta apenas
afirmações corretas.
I. O planejamento das cidades no Brasil é prerrogativa constitucional da
gestão estadual.
II. No âmbito do meio ambiente urbano, os principais instrumentos de planejamento
ambiental são o Zoneamento Ecológico-Econômico - ZEE, o Plano Diretor
Municipal, o Plano de Bacia Hidrográfica, o Plano Ambiental Municipal, a Agenda
21 Local, e o Plano de Gestão Integrada.
III. A legislação brasileira impede os Estados de oferecer incentivos
econômicos a pessoas físicas e instituições privadas que ajudam a conservar ou
produzir serviços ambientais, como iniciativa de proteção à integridade do
sistema ambiental global.
IV. Os planos setoriais ligados à qualidade de vida no processo de
urbanização, como saneamento básico, moradia, transporte e mobilidade,
constituem instrumentos de planejamento ambiental.
São corretas as afirmações:
a) I e II b) II e IV c) I e III
d) II e III e) III e IV
Questão 5 – O uso do solo refere-se à
forma de apropriação para as diversas funções da cidade. O planejamento do uso
do solo procura abranger uma compreensão de todos os tipos possíveis de
ocupação do território como moradia, trabalho e lazer, colocando esses usos em
harmonia.
Quando falamos em subdivisão de gleba em lotes destinados a
edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não
implique na abertura de novas vias e logradouros públicos, nem no prolongamento,
modificação ou amplificação dos já existentes, estamos tratando de:
A) zoneamento urbano.
B) loteamento urbano.
C) desmembramento urbano.
D) revitalização urbana.
E) requalificação urbana.
Questão 6 – A distinção dos espaços
urbano e rural é cada vez mais difícil, pois o aumento da população e o desenvolvimento
da indústria e dos transportes levaram à expansão da cidade para fora dos
antigos limites; diversificaram-se as trocas cidade/campo e muitas áreas rurais
começaram a apresentar uma diversificação profissional e funcional. A difusão
da informação também contribuiu para uniformizar os modos de vida. Entretanto,
há algumas variações de significados do que chamamos cidade.
Analise as afirmações abaixo do ponto de vista socioeconômico e
espacial.
I. No espaço urbano predominam
as atividades econômicas primárias.
II. No espaço rural a
habitação é geralmente unifamiliar.
III. No espaço urbano são
fracos os deslocamentos pendulares.
IV. No espaço rural a
acessibilidade é fácil e adequada.
V. No espaço urbano a
densidade populacional é elevada.
São corretas as afirmações:
A) IV e V. B) III e IV. C) II e III
D) I e II. E) II e V.
Questão 7 – A
sociedade moderna constituiu um sistema urbano verdadeiramente mundial, onde a
urbanização de certas regiões não é autônoma do que acontece noutros pontos do
mundo. As cidades modernas estão sendo moldadas pela tecnologia e os tempos
atuais estão sendo condicionados cada vez mais pelo domínio das comunicações e
da informatização. Neste contexto, desenvolvem-se as redes urbanas.
Avalie as afirmações sobre rede urbana.
I. Rede urbana é um espaço hierarquizado através da influência
econômica, social, política e cultural.
PORQUE
II. As cidades não se distinguem apenas pela concentração de
população, mas sobretudo, pela quantidade e pela qualidade dos serviços que
oferecem, como escolas, hospitais, bancos, centros culturais, centros de
abastecimento, universidades etc.
A respeito das asserções acima, assinale a opção correta.
A. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma
justificativa correta de I.
B. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é
uma justificativa correta.
C. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma
proposição falsa.
D. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E. As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 8 – “As cidades guardam seu
papel fundamental, pois formadas e formadoras da diversidade, atratoras e
dispersoras de valores que nelas se transformam. As cidades, como notou Peter
Hall, adquirem ou conservam sua importância na topologia urbana em escala regional
ou global quando sua influência centrípeta é maior que a centrífuga. Esses polos
urbanos não são resultado imediato de um determinado desenvolvimento econômico
ou tecnológico, mas se formam pela sedimentação de valores nos lugares,
sedimentação que, se integrada do processo tecnológico, não leva a uma
estagnação, e sim a um poder de readaptação às mudanças.”
(DUARTE,
Fábio. Cidades na sociedade de
informação: clusters urbanos. Obtido em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/05.059/482)
Com respeito à evolução das cidades, analise as afirmações abaixo.
I. Produtos do crescimento horizontal, sobretudo pela ampliação
das periferias das grandes cidades.
II. Grandes
aglomerações urbanas que exercem sobre uma área de entorno ou até sobre cidades
distantes uma forte influência em termos de economia, comércio, infraestrutura,
tecnologia e cultura.
Nas descrições
feitas em I e II, estamos falando, respectivamente, de:
A) metrópoles e conurbações.
B) conurbações e metrópoles.
C) megalópoles e cidades globais.
D) conurbações e cidades globais.
E) metrópoles e megalópoles.
Questão 9 – “Pensar mobilidade urbana vai muito além de restringir a circulação de
automóveis, ampliar o número de ciclovias ou de linhas de metrô, de priorizar o
transporte coletivo em detrimento do particular. Significa também
encontrar alternativas de inserção segura e confortável de todas as pessoas na
dinâmica da cidade, oferecendo múltiplas possibilidades para que elas possam
ocupar o espaço público e por ele circular, transformando esse processo numa
experiência rica de interação e integração social. Esse talvez seja o sentido
mais profundo que o conceito de mobilidade urbana deva ganhar, enriquecendo o
próprio significado que se possa atribuir à ideia de urbanidade e cidadania”. (SOUZA, J. C. Caminhos
alternativos. Carta na Escola, nov. 2014.
Disponível em: <http://www.cartanaescola.com.br>. Acesso em: jun. 2015.)
Um efeito sobre o modo de vivência no espaço geográfico ocasionado
por políticas públicas de promoção da
mobilidade urbana seria:
I. a concentração de pessoas
e moradias nas áreas centrais da cidade.
II. a diminuição de
condomínios fechados autossegregados.
III. a distribuição de
veículos automotores para todos os estratos sociais.
IV. o reordenamento das
paisagens no processo de reestruturação do espaço urbano.
V. a descentralização dos
serviços e menor necessidade de deslocamento.
Os itens que se referem ao espaço
urbano são:
A. I e III B. II e IV C. III e V
D. IV e V E. I e IV.
Questão 10 – A mobilidade urbana é uma das prioridades da pauta de planejamento
das cidades modernas. O planejamento urbano, já estabelecido como diretriz pelo
Estatuto da Cidade (Lei 10.257/01), é instrumento fundamental necessário para o
crescimento sustentável das cidades brasileiras.
Relativamente à mobilidade
urbana, assinale a afirmação correta.
I. A Política Nacional de Mobilidade Urbana passou a exigir que os
municípios com população acima de 1 milhão de habitantes, elaborem e apresentem
plano de mobilidade urbana, com a intenção de planejar o crescimento das
cidades de forma ordenada.
II. A Lei determina que os planos
de mobilidade urbana priorizem o modo de transporte motorizado e os serviços de
transporte particular.
III. As cidades são grandiosos projetos arquitetônicos e, sendo assim, a arquitetura
deve responder às suas funções básicas: morar, trabalhar, lazer e circular.
IV. As necessidades dos condutores de veículos
particulares não deveriam ser a prioridade de quem necessita da melhoria na
mobilidade urbana, mas sim as daqueles que não conduzem veículos, porque quanto
menos houver a necessidade de usar carro, melhor.
V. A arquitetura deve atender apenas o seu objetivo, que é projetar
edificações atendendo às necessidades dos seus clientes; mobilidade urbana é questão
dos poderes públicos.
A alternativa que apresenta apenas
afirmações corretas é:
A) IV e V. B) III e IV. C) II e III.
D) I e II E) I e V.
OBSERVAÇÃO:
As
respostas às questões dissertativas são meramente orientativas para fins de
avaliação.
Questão 11 – No dicionário,
mobilidade significa “facilidade para se mover”. A ideia, então, é tornar esse
movimento fluido e prático. Ônibus, metrô, outros transportes coletivos e carros
fazem parte das soluções de mobilidade e têm o intuito de deixar a vida das
pessoas mais fácil. Ou, pelo menos, é o que diz a teoria.
O que tem a ver a arquitetura e o urbanismo com a mobilidade urbana? Faça
um texto de pelo menos doze linhas e responda a esta questão.
RESPOSTA:
A arquitetura e o urbanismo estão
estreitamente ligados ao planejamento urbano e, portanto, influem diretamente
na solução dos problemas de mobilidade urbana. Muitos consideram que o
planejamento urbano se sustenta no uso do solo, no sistema viário e no sistema
de transporte. Assim, no uso do solo o arquiteto e o urbanista são responsáveis
por planejar a sua ocupação, estabelecendo os arruamentos adequados às atividades
desempenhadas (residencial, comercial, industrial, etc.); à função (econômica)
a que servem e ao tipo de estrutura das edificações. Assim, o tipo de ocupação
do solo condicionará o fluxo de veículos que é esperado naquele setor (pessoas e/ou
cargas, transporte individual e/ou coletivo) e o adensamento populacional,
fornecendo ao arquiteto e ao urbanista os elementos necessários para
proporcionar o deslocamento sustentável das pessoas em uma cidade, sempre focados
em resultados positivos na qualidade de vida.
Questão 12 – Leia o texto a seguir e responda as
atividades.
(Trecho Do
livro: O que é cidade – Raquel
Rolnik – Ed. Brasiliense – 1988 – pág. 40-43)
“Nas grandes cidades hoje, é
fácil identificar territórios diferenciados: ali é o bairro das mansões e
palacetes, acolá o centro de negócios, adiante o bairro boêmio onde rola a vida
noturna, mais à frente o distrito industrial, ou ainda o bairro proletário.
Assim quando alguém, referindo-se ao Rio de Janeiro fala em Zona Sul ou Baixada
Fluminense, sabemos que se trata de dois Rios de Janeiro bastante diferentes;
assim como pensando em Brasília, lembramos do Plano Piloto, das mansões do lago
ou das cidades satélites. Podemos dizer que hoje nossas cidades têm sua zona
sul e sua baixada, sua “zona”, sua Wall Street e seu ABC. É corno se a cidade
fosse um imenso quebra-cabeças, feito de peças diferenciadas, onde cada qual
conhece seu lugar e sente-se estrangeiro nos demais. É a este movimento de
separação das classes sociais e funções no espaço urbano que os estudiosos da
cidade chamam de segregação espacial.”
Existem
duas realidades distintas dentro da mesma cidade, a cidade formal em oposição à
cidade informal. Diferencie estes dois tipos de ocupação do solo urbano.
RESPOSTA:
A cidade formal é compreendida pelos bairros de
classe média e alta, e que possuem o título de propriedade da terra, ou
propriedade privada. Esses bairros recebem investimentos do poder público, o
que valoriza ainda mais o preço dos terrenos e construções. São bairros com boa
infraestrutura e serviços públicos, o que contrasta com a cidade informal,
representada pelas favelas e ocupações irregulares e ilegais, pois não possuem
o título de propriedade da terra; portanto, consideradas "invasões"
pelo capital imobiliário e poder público. Nesses bairros, faltam investimentos
públicos e privados em infraestrutura e serviços urbanos, o que acirra ainda
mais as precárias condições de qualidade de vida e exclusão social.
Questão 13 – Uma das principais dificuldades encontradas nas grandes e médias
cidades do Brasil é a questão do transporte coletivo. O transporte coletivo
precário e deficiente é uma forma de segregação? Justifique sua resposta.
RESPOSTA:
Sim, as condições precárias de transporte coletivo
são uma forma de excluir a população pobre de melhores condições de vida. Para
este segmento da sociedade, o custo financeiro do transporte coletivo consome
parte significativa de sua renda já limitada. Além disto, a qualidade dos
serviços não oferece a esta população formas de melhorar a sua qualidade de
vida. Geralmente, o tempo gasto neste serviço precário consome horas preciosas
e gera na população sentimentos de inferioridade e exclusão.
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