sexta-feira, 26 de abril de 2019

GABARITO DA VA 2-2019


Questão 1Uma questão em planejamento urbano que causa grande polêmica é se as cidades deveriam crescer mais compactas ou esparramadas, verticalizadas ou horizontalizadas.
Avalie as afirmações abaixo e assinale a correta.
A. Se no modelo de cidade compacta os percursos são menores, a densidade de tráfego tende a ser menor, diminuindo os fatores de emissões de gases dos veículos (g/km).
B. Se no modelo de cidade compacta os percursos são menores, melhoram as condições de dispersão atmosférica e diminui a intensidade da ilha de calor.
C. Se no modelo de cidade esparramada os percursos são maiores, o trânsito é menos livre, aumentando os fatores de emissões.
D. As cidades esparramadas têm como resultado o aumento da infraestrutura viária, da necessidade do uso de veículos particulares para os deslocamentos e maior gasto para o transporte coletivo público.
E. Nas cidades esparramadas os congestionamentos são maiores, a densidade de tráfego tende a ser maior e com ela os fatores de emissões (g/km).

Questão 2 – “O rápido crescimento populacional sempre foi acompanhado pelo desempenho econômico das atividades comerciais e industriais assim como a modificação do uso e ocupação do solo. O resultado disso é a extrapolação dos potenciais de urbanização que reflete na degradação ambiental e alterações climáticas na área urbana, devido ao aumento da permeabilização do solo, redução da vegetação natural juntamente com elevado índice construtivo, cuja solução constitui uma das maiores preocupações da atualidade sob a perspectiva de um desenvolvimento sustentável.”
(Mônica Kofler Freitas. O Padrão de Ocupação das Cidades e a Qualidade Ambiental. Obtido em: http://noticias.ambientebrasil.com.br/artigos/2006/10/18/27270-o-padrao-de-ocupacao-das-cidades-e-a-qualidade-ambiental.html)

Avalie as afirmações sobre planejamento urbano a seguir e estabeleça a relação entre elas.
I. O modelo de cidade compacta é um exemplo de distribuição espacial com maior densidade populacional
PORQUE
II. O modelo de cidade compacta induz a verticalização e possibilita percursos mais curtos.
A respeito das asserções acima, assinale a opção correta.
A.   As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta de I.
B.   As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta.
C.   A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D.   A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E.   As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 3 – “O que é o espaço urbano? Como ele é produzido? Quem o produz? Essas são questões essenciais que precisamos estudar para compreendermos a cidade e o urbano. Segundo Corrêa (2004), o espaço de uma cidade capitalista constitui-se no conjunto de diferentes usos da terra urbana. Este complexo conjunto de usos da terra urbana é o que os geógrafos e urbanistas denominam de a organização espacial da cidade ou, simplesmente, o espaço urbano.” 
(Regina Celly Nogueira da Silva e Celênia de Souto Macêdo. A produção do espaço urbano. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Universidade Estadual da Paraíba.)
Avalie as questões sobre o espaço urbano a seguir e assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações corretas.
I. São os deslocamentos que irão definir as áreas no interior do espaço urbano, como o centro da cidade, as áreas industriais, o local de concentração de atividades comerciais, os bairros residenciais.
II. As áreas distintas em termos de forma e conteúdo social mantêm relações espaciais entre si através dos usos que as pessoas fazem do espaço urbano.
III. As relações espaciais urbanas se manifestam, na prática, através dos deslocamentos que as pessoas realizam cotidianamente no interior da cidade.
IV. O espaço urbano é resultado das relações sociais que se estabelecem na sociedade capitalista, um reflexo social, profundamente desigual.
São corretas as afirmativas:
A. I e II           B. II e III         .C. I e III
D. III e IV       E. II e IV        


Questão 4“O crescimento acelerado das cidades, principalmente de meados do século passado para os dias de hoje, trouxe inúmeros efeitos negativos para seus moradores, acarretando, entre outras coisas, a perda da qualidade de vida nas grandes metrópoles. Para tentar diminuir esses problemas, é cada vez mais importante a criação de cidades planejadas que sigam um modelo estratégico detalhado, com vistas a minimizar os problemas comuns de um processo de urbanização desordenado e assegurar seu funcionamento de modo harmonioso e sustentável.” 
(ACR Arquitetura. Planejamento Urbano e sua importância no desenvolvimento de cidades sustentáveis. Obtido em: http://www.acr.arq.br/blog/importancia-planejamento-urbano)
Analise as afirmações abaixo e assinale a opção que apresenta apenas afirmações corretas.

I. O planejamento das cidades no Brasil é prerrogativa constitucional da gestão estadual.
II. No âmbito do meio ambiente urbano, os principais instrumentos de planejamento ambiental são o Zoneamento Ecológico-Econômico - ZEE, o Plano Diretor Municipal, o Plano de Bacia Hidrográfica, o Plano Ambiental Municipal, a Agenda 21 Local, e o Plano de Gestão Integrada.
III. A legislação brasileira impede os Estados de oferecer incentivos econômicos a pessoas físicas e instituições privadas que ajudam a conservar ou produzir serviços ambientais, como iniciativa de proteção à integridade do sistema ambiental global.
IV. Os planos setoriais ligados à qualidade de vida no processo de urbanização, como saneamento básico, moradia, transporte e mobilidade, constituem instrumentos de planejamento ambiental.
São corretas as afirmações:
a) I e II                         b) II e IV          c) I e III             
d) II e III           e) III e IV

Questão 5 – O uso do solo refere-se à forma de apropriação para as diversas funções da cidade. O planejamento do uso do solo procura abranger uma compreensão de todos os tipos possíveis de ocupação do território como moradia, trabalho e lazer, colocando esses usos em harmonia.
Quando falamos em subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique na abertura de novas vias e logradouros públicos, nem no prolongamento, modificação ou amplificação dos já existentes, estamos tratando de:
A) zoneamento urbano.
B) loteamento urbano.
C) desmembramento urbano.
D) revitalização urbana.
E) requalificação urbana.

Questão 6 A distinção dos espaços urbano e rural é cada vez mais difícil, pois o aumento da população e o desenvolvimento da indústria e dos transportes levaram à expansão da cidade para fora dos antigos limites; diversificaram-se as trocas cidade/campo e muitas áreas rurais começaram a apresentar uma diversificação profissional e funcional. A difusão da informação também contribuiu para uniformizar os modos de vida. Entretanto, há algumas variações de significados do que chamamos cidade.
Analise as afirmações abaixo do ponto de vista socioeconômico e espacial.
I. No espaço urbano predominam as atividades econômicas primárias.
II. No espaço rural a habitação é geralmente unifamiliar.
III. No espaço urbano são fracos os deslocamentos pendulares.
IV. No espaço rural a acessibilidade é fácil e adequada.
V. No espaço urbano a densidade populacional é elevada.
São corretas as afirmações:
A) IV e V.      B) III e IV.      C) II e III
D) I e II.          E) II e V.

Questão 7 – A sociedade moderna constituiu um sistema urbano verdadeiramente mundial, onde a urbanização de certas regiões não é autônoma do que acontece noutros pontos do mundo. As cidades modernas estão sendo moldadas pela tecnologia e os tempos atuais estão sendo condicionados cada vez mais pelo domínio das comunicações e da informatização. Neste contexto, desenvolvem-se as redes urbanas.
Avalie as afirmações sobre rede urbana.
I. Rede urbana é um espaço hierarquizado através da influência econômica, social, política e cultural.
PORQUE
II. As cidades não se distinguem apenas pela concentração de população, mas sobretudo, pela quantidade e pela qualidade dos serviços que oferecem, como escolas, hospitais, bancos, centros culturais, centros de abastecimento, universidades etc.
A respeito das asserções acima, assinale a opção correta.
A. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta de I.
B. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta.
C. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E. As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 8 – “As cidades guardam seu papel fundamental, pois formadas e formadoras da diversidade, atratoras e dispersoras de valores que nelas se transformam. As cidades, como notou Peter Hall, adquirem ou conservam sua importância na topologia urbana em escala regional ou global quando sua influência centrípeta é maior que a centrífuga. Esses polos urbanos não são resultado imediato de um determinado desenvolvimento econômico ou tecnológico, mas se formam pela sedimentação de valores nos lugares, sedimentação que, se integrada do processo tecnológico, não leva a uma estagnação, e sim a um poder de readaptação às mudanças.”
(DUARTE, Fábio. Cidades na sociedade de informação: clusters urbanos. Obtido em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/05.059/482)
Com respeito à evolução das cidades, analise as afirmações abaixo.
I. Produtos do crescimento horizontal, sobretudo pela ampliação das periferias das grandes cidades.
II. Grandes aglomerações urbanas que exercem sobre uma área de entorno ou até sobre cidades distantes uma forte influência em termos de economia, comércio, infraestrutura, tecnologia e cultura.
Nas descrições feitas em I e II, estamos falando, respectivamente, de:
A) metrópoles e conurbações.
B) conurbações e metrópoles.
C) megalópoles e cidades globais.
D) conurbações e cidades globais.
E) metrópoles e megalópoles.

Questão 9“Pensar mobilidade urbana vai muito além de restringir a circulação de automóveis, ampliar o número de ciclovias ou de linhas de metrô, de priorizar o transporte coletivo em detrimento do particular. Significa também encontrar alternativas de inserção segura e confortável de todas as pessoas na dinâmica da cidade, oferecendo múltiplas possibilidades para que elas possam ocupar o espaço público e por ele circular, transformando esse processo numa experiência rica de interação e integração social. Esse talvez seja o sentido mais profundo que o conceito de mobilidade urbana deva ganhar, enriquecendo o próprio significado que se possa atribuir à ideia de urbanidade e cidadania”. (SOUZA, J. C. Caminhos alternativos. Carta na Escola, nov. 2014. Disponível em: <http://www.cartanaescola.com.br>. Acesso em: jun. 2015.)
Um efeito sobre o modo de vivência no espaço geográfico ocasionado por políticas públicas de promoção da mobilidade urbana seria:
I. a concentração de pessoas e moradias nas áreas centrais da cidade.
II. a diminuição de condomínios fechados autossegregados.
III. a distribuição de veículos automotores para todos os estratos sociais.
IV. o reordenamento das paisagens no processo de reestruturação do espaço urbano.
V. a descentralização dos serviços e menor necessidade de deslocamento.
Os itens que se referem ao espaço urbano são:
A. I e III          B. II e IV        C. III e V       
D. IV e V       E. I e IV.

Questão 10A mobilidade urbana é uma das prioridades da pauta de planejamento das cidades modernas. O planejamento urbano, já estabelecido como diretriz pelo Estatuto da Cidade (Lei 10.257/01), é instrumento fundamental necessário para o crescimento sustentável das cidades brasileiras.
Relativamente à mobilidade urbana, assinale a afirmação correta.
I. A Política Nacional de Mobilidade Urbana passou a exigir que os municípios com população acima de 1 milhão de habitantes, elaborem e apresentem plano de mobilidade urbana, com a intenção de planejar o crescimento das cidades de forma ordenada.
II.  A Lei determina que os planos de mobilidade urbana priorizem o modo de transporte motorizado e os serviços de transporte particular.
III. As cidades são grandiosos projetos arquitetônicos e, sendo assim, a arquitetura deve responder às suas funções básicas: morar, trabalhar, lazer e circular.
IV.   As necessidades dos condutores de veículos particulares não deveriam ser a prioridade de quem necessita da melhoria na mobilidade urbana, mas sim as daqueles que não conduzem veículos, porque quanto menos houver a necessidade de usar carro, melhor.
V. A arquitetura deve atender apenas o seu objetivo, que é projetar edificações atendendo às necessidades dos seus clientes; mobilidade urbana é questão dos poderes públicos.
A alternativa que apresenta apenas afirmações corretas é:
A) IV e V.       B) III e IV.      C) II e III.
D) I e II          E) I e V.

OBSERVAÇÃO:
As respostas às questões dissertativas são meramente orientativas para fins de avaliação.
Questão 11 – No dicionário, mobilidade significa “facilidade para se mover”. A ideia, então, é tornar esse movimento fluido e prático. Ônibus, metrô, outros transportes coletivos e carros fazem parte das soluções de mobilidade e têm o intuito de deixar a vida das pessoas mais fácil. Ou, pelo menos, é o que diz a teoria.
O que tem a ver a arquitetura e o urbanismo com a mobilidade urbana? Faça um texto de pelo menos doze linhas e responda a esta questão.
RESPOSTA:
A arquitetura e o urbanismo estão estreitamente ligados ao planejamento urbano e, portanto, influem diretamente na solução dos problemas de mobilidade urbana. Muitos consideram que o planejamento urbano se sustenta no uso do solo, no sistema viário e no sistema de transporte. Assim, no uso do solo o arquiteto e o urbanista são responsáveis por planejar a sua ocupação, estabelecendo os arruamentos adequados às atividades desempenhadas (residencial, comercial, industrial, etc.); à função (econômica) a que servem e ao tipo de estrutura das edificações. Assim, o tipo de ocupação do solo condicionará o fluxo de veículos que é esperado naquele setor (pessoas e/ou cargas, transporte individual e/ou coletivo) e o adensamento populacional, fornecendo ao arquiteto e ao urbanista os elementos necessários para proporcionar o deslocamento sustentável das pessoas em uma cidade, sempre focados em resultados positivos na qualidade de vida.

Questão 12 Leia o texto a seguir e responda as atividades.
(Trecho Do livro: O que é cidade – Raquel Rolnik – Ed. Brasiliense – 1988 – pág. 40-43)
“Nas grandes cidades hoje, é fácil identificar territórios diferenciados: ali é o bairro das mansões e palacetes, acolá o centro de negócios, adiante o bairro boêmio onde rola a vida noturna, mais à frente o distrito industrial, ou ainda o bairro proletário. Assim quando alguém, referindo-se ao Rio de Janeiro fala em Zona Sul ou Baixada Fluminense, sabemos que se trata de dois Rios de Janeiro bastante diferentes; assim como pensando em Brasília, lembramos do Plano Piloto, das mansões do lago ou das cidades satélites. Podemos dizer que hoje nossas cidades têm sua zona sul e sua baixada, sua “zona”, sua Wall Street e seu ABC. É corno se a cidade fosse um imenso quebra-cabeças, feito de peças diferenciadas, onde cada qual conhece seu lugar e sente-se estrangeiro nos demais. É a este movimento de separação das classes sociais e funções no espaço urbano que os estudiosos da cidade chamam de segregação espacial.”
Existem duas realidades distintas dentro da mesma cidade, a cidade formal em oposição à cidade informal. Diferencie estes dois tipos de ocupação do solo urbano.
RESPOSTA:
A cidade formal é compreendida pelos bairros de classe média e alta, e que possuem o título de propriedade da terra, ou propriedade privada. Esses bairros recebem investimentos do poder público, o que valoriza ainda mais o preço dos terrenos e construções. São bairros com boa infraestrutura e serviços públicos, o que contrasta com a cidade informal, representada pelas favelas e ocupações irregulares e ilegais, pois não possuem o título de propriedade da terra; portanto, consideradas "invasões" pelo capital imobiliário e poder público. Nesses bairros, faltam investimentos públicos e privados em infraestrutura e serviços urbanos, o que acirra ainda mais as precárias condições de qualidade de vida e exclusão social.
Questão 13 Uma das principais dificuldades encontradas nas grandes e médias cidades do Brasil é a questão do transporte coletivo. O transporte coletivo precário e deficiente é uma forma de segregação? Justifique sua resposta.
RESPOSTA:
Sim, as condições precárias de transporte coletivo são uma forma de excluir a população pobre de melhores condições de vida. Para este segmento da sociedade, o custo financeiro do transporte coletivo consome parte significativa de sua renda já limitada. Além disto, a qualidade dos serviços não oferece a esta população formas de melhorar a sua qualidade de vida. Geralmente, o tempo gasto neste serviço precário consome horas preciosas e gera na população sentimentos de inferioridade e exclusão.

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