quinta-feira, 20 de junho de 2019

A CARTA DE ATENAS


Pontos relevantes
– O documento conhecido como Carta de Atenas foi redigido no IV CIAM que aconteceu em Atenas no ano de 1933.
– Os CIAMs – Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna foram realizados até a Segunda Guerra; após 1945 não tiveram grande relevância. Foram no total 10 congressos que abordaram temas de complexidade crescente, iniciando com as condições mínimas de alojamento até culminarem na cidade funcional.
– A Carta de Atenas é um apanhado geral das teorias do Urbanismo Racionalista ou Funcionalista. É possível identificar na redação traços do socialismo utópico, da Bauhaus, de Ebenezer Howard, Tony Garnier, etc.
– É quase unânime entre os críticos o fato de que, na verdade, a Carta não trazia nenhuma novidade. Países como os EUA, Alemanha, Suécia, Rússia, Holanda e França já aplicavam os preceitos da Carta há vários anos. A inovação ficou mesmo por conta da abordagem às questões de Patrimônio Histórico.
– O documento final foi redigido por Le Corbusier. O tema do congresso de 1933 foi “Cidade Funcional”. Havia uma intenção de renovação de função e de estética para os espaços em geral.
– O contexto social era o enfrentamento da destruição reflexo do pós-guerra, com destaque para o grande deficit habitacional. Os temas mais relevantes do debate foram:

·         propriedade privada cumprindo seu papel social, submetida ao interesse coletivo;
·         planejamento regional e intraurbano;
·         zoneamento definido a partir das funções;
·         tamanho e densidade das cidades, verticalização das construções localizadas em áreas verdes;
·         erradicação da rua-corredor;
·         racionalização, industrialização da construção por meio da padronização de elementos e componentes.

– As discussões culminaram na famosa teoria de organização espacial obedecendo as distintas atividades humanas básicas: trabalhar – habitar – cultivar o corpo e o espírito – circular. Acreditava-se firmemente que as decisões tomadas na prancheta poderiam guiar as cidades e até mesmo a vida dos indivíduos de maneira direta e completa.
– Uma marca importante da carta é a prevalência dos meios de transporte individuais em detrimento dos coletivos.

NOVA CARTA DE ATENAS

– Em 1998 foi redigido um documento intitulado A Nova Carta de Atenas. Em 2003 houve mais uma atualização. De autoria do Conselho Europeu de Urbanistas, CEU, a Nova Carta coloca os cidadãos em posição central das tomadas de decisões em relação às cidades; os urbanistas passam a orquestrar o desenvolvimento em parceria com profissionais de múltiplas áreas.
– O documento aborda a transformação rápida das cidades e o emprego da tecnologia para auxiliar o planejamento.
– Planejamento estratégico e desenvolvimento sustentável ganham destaque.
– Redes urbanas, cidades policêntricas.
– Importância do transporte coletivo.
– Preservação e destaque dos valores culturais.
– Envelhecimento da população, acessibilidade, necessidade de infraestrutura.
– Equilíbrio ambiental.
– Redução das desigualdades sociais.


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