Pontos relevantes
– O documento conhecido como Carta de
Atenas foi redigido no IV CIAM que aconteceu em Atenas no ano de
1933.
– Os CIAMs – Congressos
Internacionais de Arquitetura Moderna foram realizados até a Segunda Guerra;
após 1945 não tiveram grande relevância. Foram no total 10 congressos que abordaram
temas de complexidade crescente, iniciando com as condições mínimas de
alojamento até culminarem na cidade funcional.
– A Carta de Atenas é um apanhado
geral das teorias do Urbanismo Racionalista ou Funcionalista. É
possível identificar na redação traços do socialismo utópico, da Bauhaus, de
Ebenezer Howard, Tony Garnier, etc.
– É quase unânime entre os críticos o
fato de que, na verdade, a Carta não trazia nenhuma novidade. Países como os
EUA, Alemanha, Suécia, Rússia, Holanda e França já aplicavam os preceitos da
Carta há vários anos. A inovação ficou mesmo por conta da abordagem às
questões de Patrimônio Histórico.
– O documento final foi redigido por
Le Corbusier. O tema do congresso de 1933 foi “Cidade Funcional”.
Havia uma intenção de renovação de função e de estética para os espaços em
geral.
– O contexto social era o
enfrentamento da destruição reflexo do pós-guerra, com destaque para o grande deficit
habitacional. Os temas mais relevantes do debate foram:
·
propriedade privada cumprindo seu
papel social, submetida ao interesse coletivo;
·
planejamento regional e intraurbano;
·
zoneamento definido a partir das
funções;
·
tamanho e densidade das cidades,
verticalização das construções localizadas em áreas verdes;
·
erradicação da rua-corredor;
·
racionalização, industrialização da
construção por meio da padronização de elementos e componentes.
– As discussões culminaram na famosa
teoria de organização espacial obedecendo as distintas atividades humanas
básicas: trabalhar – habitar – cultivar o corpo e o espírito – circular.
Acreditava-se firmemente que as decisões tomadas na prancheta poderiam guiar as
cidades e até mesmo a vida dos indivíduos de maneira direta e completa.
– Uma marca importante da carta é a
prevalência dos meios de transporte individuais em detrimento dos coletivos.
NOVA CARTA DE ATENAS
– Em 1998 foi redigido um documento
intitulado A Nova Carta de Atenas. Em 2003 houve mais uma atualização. De
autoria do Conselho Europeu de Urbanistas, CEU, a Nova Carta coloca os cidadãos
em posição central das tomadas de decisões em relação às cidades; os
urbanistas passam a orquestrar o desenvolvimento em parceria com profissionais
de múltiplas áreas.
– O documento aborda a transformação
rápida das cidades e o emprego da tecnologia para auxiliar o planejamento.
– Planejamento estratégico e
desenvolvimento sustentável ganham destaque.
– Redes urbanas, cidades
policêntricas.
– Importância do transporte coletivo.
– Preservação e destaque dos valores
culturais.
– Envelhecimento da população,
acessibilidade, necessidade de infraestrutura.
– Equilíbrio ambiental.
– Redução das desigualdades sociais.
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