quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

PLANO DE ENSINO DE ESA 1-2019

Ementa:
Origem da cidade: histórico e evolução. Sociedade urbana e meio ambiente. Perfis populacionais, padrões de consumo, padrões de ocupação do solo. Assentamentos humanos nas várias escalas territoriais. Evolução socioeconômica, economia urbana, transformações urbanas decorrentes do processo de mercantilização e industrialização. Surgimento do capitalismo. Cidades industriais. Problemas ambientais nas cidades.

Objetivo geral:
Analisar e interpretar os processos de urbanização e de formação dos assentamentos urbanos, instrumentalizando os alunos no uso de conceitos, recursos e ferramentas de análise de informações geográficas, particularmente em questões urbanas, sociais e ambientais.

Objetivos específicos:
Identificar os conceitos sobre sustentabilidade socioeconômica e ambiental. Conceituar desenvolvimento socioeconômico. Relacionar desenvolvimento socioeconômico e desenvolvimento ambiental. Conhecer as transformações sociais e econômicas no meio urbano. Identificar e relacionar os problemas ambientais e sociais nas cidades. Conhecer os aspectos políticos do uso e ocupação do solo urbano.

Conteúdo programático:

Origem da cidade: Origem da cidade: Histórico e evolução. Evolução das cidades. Funções das cidades.  
Sociedade urbana e Meio Ambiente: O espaço urbano. Qualidade de vida e espaço urbano. Novos impulsos para o desenvolvimento urbano. 
Perfis populacionais: Perfil populacional brasileiro. Padrões de consumo. Padrões de ocupação do solo. 
Assentamentos humanos Assentamos urbano e rural. Características do assentamento urbano. 
Evolução socioeconômica Cidades globais. Processos de urbanização. Arquitetura e a mobilidade urbana.  
Economia urbana Economia, natureza e sociedade. Desigualdades socioeconômicas. Economia informal.  
Surgimento do capitalismo Características do capitalismo, Fases do capitalismo. Transformações urbanas decorrentes da mercantilização e da industrialização. Exclusão socioeconômica.  
Cidades Industriais A cidade na era industrial. A evolução urbana e as teorias do urbanismo moderno.  
Problemas ambientais nas cidades  O enfrentamento dos problemas ambientais no Século XXI. O Estatuto da Cidade. Direito à cidade e utilização dos espaços públicos.

Metodologia de ensino/ Recursos Didáticos:
Metodologia ativa. Aulas teóricas expositivas e dialogadas com uso de vídeo projetor. Discussão e interpretação de textos. Estudo dirigido. Leitura de livros e artigos científicos relacionados ao conteúdo da disciplina. Resenhas de textos. Videoaulas. Trabalhos de pesquisa. Exercícios avaliativos em sala de aula. Blog com conteúdos da disciplina (textos, links para atividades, gabaritos, notícias relevantes da área de arquitetura e urbanismo, congressos científicos e outros).

Avaliação (critérios, ponderação e prova final):

As Verificações de Aprendizagem (VA’s) serão em número de 03 (três) no semestre letivo. A Verificação Substitutiva (VS) será uma avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas 02 (duas) das VAs perdida pelo mesmo.

A Verificação Final será uma avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 70 (setenta) e igual ou maior que 50 (cinquenta) pontos.

Total semestral: 100 pontos.         

As Verificações de Aprendizagem (VA’s) durante o semestre terão as seguintes pontuações:
VA 1 = 15 pontos; VA 2 = 25 pontos; VA 3 = 35 pontos.

Outras Atividades (OAt’s) terão o valor total de 15 (quinze) pontos, os quais serão distribuídos em atividades em sala de aula e atividades para casa.

Atividade Orientadas on-line (valor 10 pontos). As AO’s serão divididas em:
- Atividade Orientada 1: Pesquisa das características urbanísticas da cidade – 1,0 ponto.
- Atividade Orientada 2: Trabalho de campo – 3,0 pontos.
- Atividade Orientada 3: Leitura e resenha de artigo – 2,0 pontos.
- Atividade Orientada 4: Trabalho de pesquisa – 4,0 pontos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CASTELLS, Manuel. A questão urbana. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
SALGUEIRO, Heliana Angotti. Cidades capitais do século XIX. São Paulo: EDUSP, 2001.
ZUCCONI, Guido; BARDA, Marisa. A cidade do século XIX, São Paulo: Perspectiva, 2009.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

MARICATO, Ermínia. Brasil, cidades- alternativas para a crise urbana. Rio de janeiro, editora Vozes, 2008.
VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro, Garamond, 2008.
LOJKINE, Jean. O estado capitalista e a questão urbana. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão. 7ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.
_______ Pobreza Urbana. 3ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.
VELHO, Gilberto. A utopia urbana: um estudo de antropologia social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002



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